Menu

Gastronomia e Arquitetura na Balada

Revista Miscellaneous

A sofisticação e a criatividade na gastronomia exigem uma ambientação adequada para que a harmonia se complete. A receita do sucesso das novas casas que surgem a cada dia na cidade, nem de longe dispensa o trabalho de arquitetura e design de interiores.

Para o arquiteto Sergio Carramate, com vários projetos desenvolvidos no segmento gastronômico e de entretenimento, a regra básica de sucesso é trabalhar o inusitado e ousar desde o cardápio até a ambientação para surpreender e atrair o público.

gastronomia-pg2

Um restaurante italiano, por exemplo, não precisa se parecer com uma cantina napolitana, não que isso seja depreciativo, é uma questão de definir o estilo e o público que se pretenda atingir.

Carramate acredita que as chances de sucesso de um novo empreendimento dependem muito do impacto que venha causar e seja qual for a proposta, a inovação é lei. Nesse ponto, arquitetos, chefs de cozinha e barmans trabalham com um mesmo ingrediente, a inspiração, onde a liberdade de criação é fundamental.

Quando os empresários da noite Marcelo Castanheira e Alex Ritchie resolveram investir na abertura do Restaurante Dançante Klass na Vila Olímpia, convidaram Sergio Carramate para desenvolver com liberdade o projeto. Obra concluída, o design da casa logo despertou a atenção do público e da mídia. O êxito foi instantâneo e desde a inauguração, a Klass é o Restaurante Dançante mais badalado de São Paulo atualmente.

“Pensamos em todos os detalhes: a cozinha, por exemplo, foi um trabalho em equipe com a participação do chef Renato Freire. Juntos encontramos as soluções para ter uma cozinha funcional e própria para se praticar a alta gastronomia”, um dos diferenciais do Restaurante Dançante. O arquiteto contou também com a valiosa experiência do premiado barman Sargento, para elaborar os bares que a casa possui.

A escolha dos materiais e os projetos de luminotécnica, acústica, paisagismo e ambientação permitiram que a construção imponente ao mesmo tempo fosse agradável e acolhedora.

“O boom de novos empreendimentos de entretenimento em São Paulo, exige dos arquitetos projetos cada vez mais inovadores, permitindo uma competição saudável entre os profissionais. Quem ganha mesmo são os moradores e os turistas com uma cidade mais bonita e cheia de boas opções” destaca o arquiteto.

Com vários projetos em andamento alguns aguardando investidores, Carramate, como outros bons arquitetos da cidade, não descansam com um mercado em forte ebulição sabe o significado da palavra crise. O comportamento do mercado é regido por consumidores cada vez mais ávidos pelas novidades nas casas onde o bom gosto e a qualidade dos serviços predominam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *